PROJETO 5S

Crianças no Japão ajudam a manter a limpeza na escola
O tratamento do lixo no Japão

Para saber mais, clique na imagem

oque5s_1

Você sabe o que significa 5S?

O 5S surgiu no Japão há 60 anos como uma técnica tirada da gestão da qualidade total, para contribuir na organização e na forma  de trabalhar, estudar e viver das organizações empresariais e educacionais.

Este projeto é desenvolvido com parceria e colaboração entre o  Centro Paula Souza e a  Etec Tiquatira com apoio dos docentes, discentes e contratados que implantarão os 5 instrumentos do 5S,  visando a uma melhor qualidade de vida e a melhoria na gestão dos processos na comunidade escolar.

Os conceitos utilizados são:
  • Seiri = Senso de utilização.
  • Seiton = Senso de ordenação.
  • Seiso = Senso de limpeza.
  • Seiketsu = Senso de saúde.
  • Shitsuke = Senso de autodisciplina.
senso

O PROJETO 5S

figura5s_2
O objetivo é contribuir com o desenvolvimento de equipes e lideranças mais estimuladas, buscando a contribuição de todos que queiram participar e ajudar nessa implantação.
O projeto visa contribuir para as mudanças de comportamento e melhorias dos espaços físicos, promovendo a mudança de hábitos e a redução de custos e desperdícios de máquinas e insumos, os quais contribuirão para a redução do absenteísmo (ausência temporária do trabalho por motivo de doenças); gerando, desta forma, melhorias na qualidade de vida da comunidade escolar, no ambiente escolar e  fora dele.

 

Seja um voluntário!  Preencha o formulário de interesse no link.

2015