Carta aos pais ou responsáveis dos alunos das Etecs

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Assunto: Carta aos pais ou responsáveis dos alunos das Etecs

 

São Paulo, 4 de maio de 2016.

Prezados pais ou responsáveis dos alunos da Etec,

Sabemos que a comunidade escolar tem passado por um período bastante delicado em razão das ações relacionadas às manifestações, envolvendo a ocupação de algumas Etecs localizadas na Capital. Essas ocupações acarretam prejuízos para toda a comunidade escolar: professores, funcionários e principalmente aos alunos, interrompendo o processo de ensino-aprendizagem, isto é: deixam de adquirir os conhecimentos necessários para o futuro exercício profissional, bem como para o ENEM e nos vestibulares das diferentes instituições de Ensino Superior.

Para assegurar as condições de funcionamento normal das Etecs, a Administração Central do Centro Paula Souza está mobilizando todos os esforços para solucionar o mais rápido possível essa situação inesperada. Entretanto, necessitamos, neste momento, da colaboração dos pais, responsáveis e alunos.

Afirmamos que a principal reivindicação dos alunos, ou seja, a merenda escolar, a partir desta data, está sendo ofertada em todas as Unidades. A instituição está elaborando um plano de ação visando à melhoria da qualidade da alimentação escolar, que vem sendo ofertada, principalmente para quem estuda em período integral.

Por fim, informamos que, agora, temos poucos manifestantes que aderiram ao movimento, e que a Administração Central do Centro Paula Souza, dentro de sua competência legal, está incansavelmente cuidando para que todas as ações tomadas sejam feitas com zelo e respeito aos direitos e deveres de todas as partes envolvidas. Para tanto, necessitamos da valiosa colaboração dos pais ou dos responsáveis pelos alunos, no sentido de retomar o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas previstas em Calendário Escolar.

Qualquer atraso ou descompasso em relação ao planejamento escolar prejudica o ensino, a aprendizagem e as relações sociais na Escola. Quanto mais aumentarmos o atraso em relação à programação, mais difícil é a recuperação do semestre, ou do ano. A dinâmica da escola funciona com um ritmo, que envolve tempo, espaço e ação. Quaisquer desses fatores, quando afetados, interfere negativamente no ensino. Na atual circunstância, estamos com defasagem nos três aspectos. É o pior quadro que se poderia ter no meio de um semestre letivo.

Não podemos correr o risco de perda do semestre, ou do ano, por motivos alheios à vontade da maioria dos alunos e das famílias; há alunos que objetivam concorrer em processos seletivos (vestibular, entrevistas de trabalho) ou até mesmo viajar em intercâmbio estudantil. Não podemos deixar que esses ideais (e sonhos, por que não) sejam interrompidos por uma manipulação exterior alheia aos estudantes – estes é que podem perder suas oportunidades – é por eles que lutamos, que ensinamos, que desenvolvemos nosso trabalho administrativo na sede do Centro Paula Souza.

É nosso dever como pais, professores e dirigentes educacionais garantir que nossos filhos e alunos prossigam nos estudos e não se envolvam com agentes que só visam a benefício próprio, político, de uma luta sem ganhadores, com os alunos perdendo oportunidades presentes e futuras.

O que é de direito dos alunos será garantido; suas solicitações serão atendidas na medida da legalidade e das nossas possibilidades na condição de instituição pública. Devemos ter em mente que o exemplo da desordem não é formativo para nossos filhos e alunos – esse exemplo não é o que pregamos em uma instituição de ensino profissional, de Educação para o trabalho e para a vida em sociedade.

Assim, despeço-me, esperando estreitar nossa comunicação e nossas ações em prol do ensino-aprendizagem.

Cordialmente,

LAURA LAGANÁ
Diretora-Superintendente